22 de setembro de 2011

Colchas, as que estavam faltando!

Vocês estão lembrados da minha saga "Extermínio aos UFOs"? Estou certa que sim, pois passei um boooom tempo aqui no PDP só falando disso. Parecia até um disco arranhado, cruz credo. (rs...)
Bem, infelizmente hoje, terei que voltar ao assunto, pois, se vocês também estão lembrados, ficaram faltando fotos de duas colchas que também havia terminado nesse período de guerra aos "trabalhos inacabados", mas que por vários motivos (Todos motivados pela preguiça... não nego!), ainda não havia apertado o botão do "olha o passarinho".
Ontem, dei um basta nisso e tcharaaaaam...

Woven Ribbons Quilt by Sunflower Quilts (com adaptações)


Awesome Quilt by Jamie Muller

Vamos por partes.

A idéia de fazer a primeira colcha surgiu quando, um dia  na Sunflower, eu vi que eles vendiam uma composição linda de fats em azul e amarelo que me deixou encantada. Achei que seria uma bela combinação de cores para se fazer esse pattern AQUI, igualmente vendido na Sunflower. Acrescentei mais alguns fats e cortes de tecidos que comprei no Festival de Houston e mandei ver na minha colcha.


Queria mesmo uma colcha simples, que eu pudesse deixar na sala, para ser usada nos dias de frio, quando estivéssemos deitados ao sofá, assistindo TV.  Não sei vocês, mas aqui em casa, putz, como gostamos de deitar no sofá... ô vício! Soninho da tarde do Dani? Não tem nem conversa. Só se for no sofá e ai de quem tentar tirá-lo dali para colocá-lo na cama. Seria o mesmo que dar as boas-vindas ao mau humor ao resto do dia em minha casa. (rs...)
Enfim, o fato é que, quando o topo da colcha ficou pronto, em seu estilo bem simples e moderno, achei que caberia ali umas aplicações da mesma categoria e, lembrando-me das sugestões da minha querida Evellyne, durante nossas aulas de applique, achei que caberia usar a técnica das flores tipo bola, recheadas com fusible fleece.


Para quem não conhece, fusible fleece é uma espécie de manta acrílica prensada com termocolante. É ótimo para confecção de bolsas, pois o fato dele ser termocolante, torna-se opcional quiltar a peça ou não.
No caso das flores, eu usei o fleece apenas para dar um alto relevo na peça, deixando as flores mais "gordinhas", como se fossem trapunto. Eu cortei um círculo de tecido azul, colei um círculo de fleece um pouco menor no verso do círculo de tecido e, depois, "amarrei" como se estivesse fazendo um fuxico recheado, para, então, aplicá-lo na colcha com pontos invisíveis. Deu para visualizar o processo?
As rodinhas menores, no centro das rodas maiores, também foram feitas da mesma forma e igualmente aplicado com pontos invisíveis. O fuxiquinho amarelo, por sua vez, é desse tipo normal mesmo, que todo mundo sabe como fazer. Mistério nenhum!Também foi aplicado utilizando a técnica do ponto invisível.
No caso dos caules e das folhas, também aplicados com pontos invisíveis, primeiro preguei as folhas para, depois, pregar o caule.




Para o quilting, queria algo simples, moderno e que combinasse com a geometria circular das minhas flores. Optei por fazer o quilting na vertical e no estilo de ondas. Quiltei, usando o pezinho normal para acolchoado.
No interior das flores, fiz o quilting livre. Curvas como no topo da colcha e desenhos no caule e nas flores, como se fossem as nervuras dos galhos.






Sempre que possível, gosto de "brincar" com o backing dos meus trabalhos. Acho ótimo para exterminar os retalhinhos de tecidos que sobram, além de dar um visual mais divertido para a peça. Sem contar que é sempre uma surpresa a mais para quem vê, né não?!


Essa, então, é a minha colcha azul e amarela. Se você gostou desse pattern, é só clicar AQUI, na lojinha online da Sunflower Quilts.

A segunda colcha é também um projeto de autoria da família Sunflower, mas precisamente da Jamie Muller. Esse projeto já foi destaque até no MODA Bake Shop, além de ter sido trabalhado no próprio site da Jamie em forma de "Quilt Along". Sendo assim, trata-se de um tutorial gratuito. Ulalá!!! Para mais informações, clique AQUI.


Trata-se de um projeto fácil e bem rapidinho de se fazer, no qual você pode usar apenas tiras jelly roll. Ou seja, mais prático do que isso, só mesmo mudar canal de televisão com controle remoto.



Para o quilting, mais uma vez, nada muito complicado, porém não menos estiloso, na minha humilde opinião: quilting reto horizontal, à 1/4 da vala de costura.




No verso, uma pequena brincadeira, como de prache. (rs...)


E essa é a minha colcha azul marinho. Se vocês gostaram desse pattern, os links para o mesmo já foram todos dispostos nos parágrafos acima.

Quanto aos UFOs, ainda tenho alguns lá me esperando para serem finalizados... mas é preciso coragem e força para enfrentá-los.  :(   Não ria não, heim, pois eu tenho certeza que com você, é você mesmo que está aí,  do outro lado da tela,  acontece a mesmíssima coisa. Ou vai querer me enganar, dizendo que não?! Duvido! (rs...)

Bjs carinhosos e até a próxima postagem!

10 comentários:

Ana disse...

Ai, Mari eu fico impressionada com a seus trabalhos!Vc é demais, menina!São incrivelmente lindos! E ao mesmo tempo fico orgulhosa de ter uma amiga tão competente e com um bom gosto também incrível. Por isso que eu sempre venho te visitar. Ah! e o sofá é o melhor lugar daqui de casa também pra descansar. Bjus

Unknown disse...

Mari,
I LOVE both of these quilts, they are gorgeous!!! I can't wait to see you when I come in October!!! :) LOVE YOU!

Ivani disse...

Mari, Amei os dois quilts, principalmente o azul e amarelo, adoro essa combinação de cores e seu trabalho ficou simplesmente lindo. Parabéns por terminar estes 2 UFOS. Estou precisando exterminar os meus.
beijos

Luciana Kajiura disse...

Mari, as colchas ficaram lindas! Adorei as flores com a manta e o quilt. O verso trabalhando tb é um charme.
Bjos, Lu.

Anônimo disse...

Olá, Mari! Quanta coisa bonita! Vc se supera sempre! Eu morro de vontade de fazer uma manta pequena pra começar. Aqui não usamos quase manta pq é muito calor, mas eu acho lindo! Adorei essa com flores aplicadas, ficou maravilhosa. Aqui em casa tb adoramos o sofá, principalmente à tarde, pra fazer a siesta. Bjs

De Minas, Uai disse...

Lindos Mari, como tudo o que vc faz!
Ainda não consegui conhecer sua loja virtual, a internet daqui vc sabe, né?! parabéns por todos esses projetos barbaros que vc tem feito, e muuuuito sucesso na loja! bjos jeanine

Fausta disse...

Mari minha querida,
os seus trabalhos estão maravilhosos.
Meus parabéns pelo quilt, está simplesmente divino. Nós sabemos que quiltar à máquina é muito difícil e requer bastante treino, vc simplesmente conseguiu. Isto é fruto de sua perseverança e dedicação.
Beijos saudosos

Sá Menina disse...

Mari, adorei a colcha em tons de azul e amarelo. O detalhe da aplicação a deixou com a cara da estação aqui no Brasil. Fala a verdade, você estava guardando a postagem para a Primavera, não? Rsss.... Adoro o efeito que você dá ao fundo do trabalho, com certeza é uma boa surpresa. Sou fã do seu trabalho. Parabéns. Sabrina

Marina Rodrigues disse...

Mari amei as cores e o quilt. Era esse o trabalho que você comentou que havia quiltado como o meu jogo americano? Ficou perfeito! E o verso então?! Parabéns!!!

Beijos!

deise PAES disse...

Fiquei sem palavras... lindo demais!
Beijinhos!