11 de junho de 2010

I LOVE appliquè!

E as deliciosas aulas com a Evelynne me renderam um outro trabalho. Dessa vez, a técnica usada foi a de virada de agulha invertida, em inglês, chamada de Reverse Appliquè.


Na verdade, essa almofada é uma pluri combinação de técnicas diferentes. O coração do centro, motivo primeiro do trabalho, foi usada a técnica da Reverse Appliquè, na qual a aplicação é feita de baixo para cima, ou seja, corta-se o tecido de fundo no molde da figura desejada (no caso, o branco) e coloca-se o tecido que será aplicado por detrás do tecido de fundo (no caso, o lilás em patch). Feito isso, faz-se a virada de agulha invertida, do tecido de fundo (o branco) para o tecido aplicado (o lilás em patch).  Nas tulipas, usei a técnica do Back Basting e, nas folhas verdes, optei pela técnica do Liquid Starch with No Melt Plastic.
A decisão de misturar várias técnicas num mesmo trabalho se deu pelo fato de estar, todo tempo, treinando as técnicas aprendidas, pois appliquè é assim, quanto mais você praticar, melhor você vai ficando na arte.

É uma pena que a foto não consiga captar com mais precisão os detalhes da almofada, mas, nela, também foi usado a técnica do Hand Quilt nas barras laterais quadriculadas. São pequenos corações unidos um a um, por toda a volta da almofada. Tive aulas de Hand Quilt com a Jill (Já falei sobre isso aqui no blog.) e, sempre que posso, procuro usar a técnica nos meus trabalhos. É gostoso de fazer e dá um efeito bem pessoal na produção.
O design das aplicações nesse trabalho foi tirado do livro Easy Appliqué Blocks (By Kay Mackenzie), listado e linkado para foto nesse blog. Gosto muito desse livro porque, além dos modelos serem muito bonitinhos, ele vem com um CD que te permite imprimir os moldes em cinco diferentes tamanhos e de forma direita ou reversa. O livro também dá algumas poucas dicas e explicações sobre diferentes técnicas em appliquè.
As técnicas de appliquè utilizadas, por sua vez, foram todas aprendidas durante as aulas a Evelynne, porém as mesmas podem ser encontradas no livro Appliquè 12 Easy Ways! (By Elly Sienkiewicz), também listado e linkado para foto aqui no blog. O livro me foi indicado pela própria Evelynne e tem a função de um livro de consulta. Nele, encontra-se o passo-a-passo de doze mais comuns técnicas de appliquè em virada de agulha. Vale super a pena tê-lo em seu acervo pessoal!
Por hoje é só, pessoal!
Bjs e até a próxima postagem!

4 comentários:

FERNANDA disse...

Essa é a mais linda de todas até agora!!!!!!!
lindonaaaaa!!!!!!
Parabééééns prima!!!!!!!!!!!!

Beijos e saudades

CRAW disse...

Que linda Masri, ainda nao me arrisquei em apliques, comprei um material termocolante, mas ando tao empolgada com o patch que nao me animei para esse tipo de trabalho, mas sempre estou namorando, gostei de saber desta tecnica do coração. É mais minha praia esse tipo de tratamento.

A escolha do motivo foi excelente, parabens, menina caprichosa!!!

Mari Albuquerque disse...

Prima LINDA!
Que bom que vc gostou!!! Sabe que sua mãe é uma das minhas referências na arte, né, logo... a opinião de vcs é SUPER importante!!!
Bjs saudosos,
Mari

Mari Albuquerque disse...

Oi, Craw!
Eu só fiz dois trabalhos em termocolante e, agora, estou tendo aulas de appliquè em virada de agulha. Estou AMANDO!!! Existem milhões de técnicas que vc pode fazer, usando virada de agulha.
Muito obrigada pelos recadinhos, Craw!!!
Seja sempre muito bem-vinda!!!
Bjs,
Mari