30 de março de 2011

Dicas para guardar pré-cortados.

Todo mundo que me conhece já deve estar careca de saber que eu ADORO uma organizaçãozinha. Aliás, esse sim deveria ser o meu nome, porque meu lema já é desde criancinha.

Cresci com a minha mãe dizendo que, se eu pedir para alguém pegar alguma coisa minha em um determinado lugar, além de eu saber EXATAMENTE onde a tal coisa está, do tipo "no quarto TAL, dentro da porta X, na prateleira Y, debaixo da coisa Z", o lugar é tal neuroticamente ordenado que qualquer pessoa será capaz de encontrar o objeto solicitado, mesmo que seja num quarto escuro e desconhecido. É verdade, mas confesso que depois que o Daniel nasceu, as coisas aqui em casa mudaram um poucão. O velho poder de uma criança na arrumação de uma casa... (rsrsrsrs...). Enfim, pelo menos, o meu ateliê eu consigo manter a salvo desse tufão chamado "Meu Filho"!
 A cada coisinha nova que entra no meu "espaço 2x2", trato logo de buscar um lugar adequado para guardá-la. De forma que os meus tecidos pré-cortados também receberam o mesmo tratamento especial.
Acho LINDA a forma como os precuts são vendidos nas lojas, sobretudo os da MODA Fabrics.



Sinto até pena de abri-los de tão bem embaladinhos que eles vêm de fábrica. Mas como uma idéia não espera para surgir, logo nos vemos obrigadas a desfazer o delicado rolinho e é aí que começa o problema. Onde e como guardar as tiras de Jelly Rolls que não foram usadas?! Seria mais um trabalho para o Super Homem?! (rsrsrsrs...)
Bem, como Super Homem não existe, queria, então,  mostrar a solução que encontrei para manter os meus pré-cortados devidamente guardados depois de abertos:

Charms


Jelly Rolls
Layer Cakes

Encontrei no Target essas caixas que me pareceram PERFEITAS para guardar esses paninhos. Além de terem sido bem baratinhas, são resistentes e de um tamanho exato para esses tipos de corte de tecido. Sem contar que, o fato delas serem transparentes, permite que eu possa ver meus precuts em suas diversas camadas, através das laterais da caixa, evitando que eu fique manuseando-os com frequência ao ponto deles desfiarem com mais facilidade e rapidez.

 Charms


 Jelly Rolls


Layer Cakes

Não são perfeitas?! Eu poderia até dizer que foram feitas para isso!
Bem, a dica que eu dou é de você sempre manter seus "pré-cortados" agrupados em suas próprias coleções e não sair misturando, por exemplo, uma tira daqui com outra de lá ou um quadradinho de cá com outro acolá. Não! Deixe para fazer isso na hora de costurar, mas nunca na hora de guardar. E não esqueça também de identificar cada coleção, usando suas próprias etiquetas, para que você possa saber quando um grupo de tecidos da mesma coleção começa e termina.



Parece bobagem e frescura, mais eu posso garantir que tudo isso te ajudará muito na hora de definir as cores e as estampas para um novo projeto, sem contar que manterá seus precuts muito mais protegidos contra desfios.

Bem, fica aí a minha dica, mas lembrem-se que o mais importante de tudo é que você procure sempre pela forma de organização que mais se adeque a você, ao seu estilo e ao seu ambiente de trabalho.

Bjs carinhosos e até a próxima postagem!

2 comentários:

Simone disse...

Menina, eu amei o post e já adoto este jeitinho de guardar, tudo em potes plásticos, estes de cozinha mesmo e as caixas organizadoras.
Quando nos vem os filhos muda um poucão sim, mas daqui a uns anos tu vai sentir falta "desta" organização.
Bjão no coração

claudia becker disse...

Eu tento, mas vira e mexe tem que arrumar tudo de novo, alias, foi so pegar nos paninhos estes ultimos dias e ja esta tudo um zonão!

Amiga, ve este trabalho, vi que vc tem uns paninhos parecidos, e fica uma sugestao:
http://www.flickr.com/photos/60050005@N02/5490797420/in/faves-fraw_craw/