25 de maio de 2011

GOOD IDEA!

Sexta-feira passada, nessa minha atual ânsia de colocar meus UFOs novamente na linha de produção, andei repensando alguns tecidos escolhidos para um painel que estou fazendo. Embora todos os tecidos já estivessem cortados em piecings, prontinhos para serem costurados, havia um, entre eles, que não estava me agradando. Não que eu não tenha gostado do tecido, muito pelo contrário.

Amy Butler - Cypress Paisley in Mint

Trata-se de uma estampa linda da Amy Butler, talvez uma das minhas preferidas, mas que ali, NAQUELE conjunto, para AQUELE projeto, não estava funcionando. Sabe como?! Acredito que isso também já tenha acontecido com vocês alguns vezes...
Tudo bem! Mas e agora?! O que fazer com as quatro tiras de 2,5 x 42 polegadas cortadas exclusivamente para aquele trabalho? E os dois topos de almofada que eu já havia feito, usando as sobras do mesmo tecido, e nas quais perdi um tempão nas aplicações em virada de agulha (tarefa demoraaaada toda vida), a fim de compor um conjunto harmonioso com o referido painel? Guardaria tudo numa caixa e deixaria lá, condenado ao esquecimento, porque não tive coragem de jogar fora? E o dinheiro que gastei nessa história?


Não! Precisava ser criativa, afinal quilteira de verdade não desperdiça paninhos. Quilteira de verdade aproveita paninhos! Tratei logo de botar a "mufa" para funcionar e, nossa!, como botei.
O desafio era grande, pois eu não podia contar com uma metragem grande de tecido para mandar ver nas réguas e nos cortadores. Tudo o que tinha eram quatro tiras de 2,5x42 polegadas de tecido Cypress Paisley in Mint e alguns pequenos cortes de 1/2 jarda de tecidos lisos (solid fabrics), nas cores lilás, amarela e verde água.


Naquela sexta, minha cabeça quase fundiu de tanto pensar em quadrados e diferentes tipos de blocos, mas nada que valesse a pena garantiu a minha decisão. Deixei quieto! Quando eu menos esperasse... bingo, boa ideia!
No sábado de manhã, fui a um evento na Sunflower chamado Idea Saturday, um encontro bimestral no qual a Jill apresenta cinco projetos novos, com direito a free pattern de todos eles, a fim de aguçar nossas ideias para projetos futuros.  ...  Deu para entender ou quer que eu desenhe?! Lógico! Idea Saturday = GOOD IDEA! Veja só:


Gostei muito desse design porque, embora seja um modelo bem simples de ser elaborado, com ele consegui dar cabo das quatro tiras do tecido estampado que haviam sido descartadas daquele projeto inicial. Fiz 12 blocos de 10 polegadas cada e o restinho de tecido que sobrou irei aproveitá-lo no backing da colcha.


Esses blocos foram inspirados no trabalho da Jamie Mueller, denominado Sugar Baby Quilt, destacado no MODA Bake Shop e um dos projetos apresentados pela Jill, neste último Idea Saturday.
No sábado mesmo, terminei de montar os doze blocos e, na segunda, concluí quase todo o topo da colcha, restando apenas as bordas externas... não tinha tecido suficiente. (rsrs...)
Ontem, tive que voltar à Sunflower para resolver esse probleminha. (rsrs...)




Estou doida para ver essa colcha prontinha prontinha! Acho que terá um efeito bem bonito quando finalizada, apesar da simplicidade.
Ah! Vale dizer que os tecidos lisos são da RJR Fabrics e o estampado, como já dito, da Amy Butler - Cypress Paisley in Mint. Ficam aí as minhas dicas de tecidos.


 Bjs carinhosos e até a próxima postagem!

5 comentários:

Unknown disse...

Mari danadinha, lindos blocos e vai ficar sensacioal a colcha, delicada no tom de lilás! Muitas vezes me acontece exatamente isso, até vou dormir pensando nisso, tentando achar um jeito ou uma finalidade para algum tecido ou bordadinho! Parabéns pela criativa e linda colcha, bj Nina

Ana Maria - Anateliê disse...

Marilinda!!!! Ficaram lindos esses blocos! Show heim!!! Parabéns e Feliz dia da Costureira! Beijocas

maristela disse...

Que lindo. É isso mesmo, onde já se viu uma crafter que se prese desperdiçar tecido? Preferimos a morte. Já estão lindos os blocos, imagino a colcha pronta. Mostra pra gente depois?
Bjs

Unknown disse...

Mari, gostei da sua criatividade e força de vontade.
Nada como uma visitinha pra Jill.
Quero ver depois de pronta.
Um beijo
Marlene

deise PAES disse...

Amei o resultado! Vai ficar divina com certeza!
Hummm eu até sonho... hahhaha
Beijos querida!