13 de maio de 2011

Não seja um/uma NOREPLY Blogger!


Logo assim que o PDP surgiu, constantemente me perguntava por que o site Blogger não criava um mecanismo com o qual o autor de uma página pudesse responder aos comentários dos seus leitores através do email de notificação que o próprio autor recebe todas as vezes que um comentário é publicado em seu post. Mais ou menos como acontece no Flickr, por exemplo, onde você pode responder a um amigo, em cima do próprio comentário que ele deixou na sua foto, permitindo um diálogo entre ambas partes.
Mas eu estava enganda! Comecei a perceber que nos e-mails que recebemos para notificar-nos de que alguém publicou um comentário sobre nosso post, alguns apresentavam o endereço eletrônico da pessoa que nos deixou o recadinho, o que me permitia mandar-lhe um e-mail resposta, porém outros, a maioria deles contudo, aparecia a seguinte especificação no lugar onde deveria vir o endereço eletrônico do autor do comentário: "Fulano" noreply-comment@blogger.com

Mas que raio seria uma pessoa “noreply-comment”? E por que algumas pessoas têm seus endereços de e-mail disponíveis e outras não?


Depois de alguns dias “fuçando” a internet em busca de respostas, descobri que, para NÃO ser um “noreply comment” a pessoa precisa ter um endereço de e-mail com exibição pública no seu "Perfil Blogger". Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

(1) Vá até o seu “Painel Blogger”, onde você tem todas as informações sobre sua página na internet, tais como novas postagens, edição de postagens, designs, configurações etc, bem como as atualizações dos seus seguidores.

(2) Clique em “Editar seu perfil”, localizado logo abaixo da sua fotinho.

(3) Aparecerá uma nova página e, na sessão “Privacidade”, logo a primeira da lista, você deverá procurar por “Exibir meu email” . Clique no quadradinho ao lado para que seu endereço de e-mail seja exibido publicamente no seu perfil.
(4) IMPORTANTE! Salve as alterações feitas, clicando no ícone “Gravar Perfil”, no final da página.

Pronto! Agora, você deixou de ser um “norepley comment”.

# Você pode inclusive definir qual endereço você gostaria que ficasse gravado no seu perfil. Para isso, vá até a sessão “Identidade”, logo abaixo da sessão “Privacidade”, e coloque o endereço de e-mail desejado na caixinha denominada por “Endereço de e-mail”. NÃO ESQUEÇA DE SALVAR TODA E QUALQUER ALTERAÇÃO QUE VOCÊ FIZER NO SEU PERFIL PARA QUE AS MESMAS SE EFETUEM!

# Para ter a certeza do seu novo status, basta você voltar para o seu “Painel Blogger”, clicar em “Exibir perfil” e verá que, na sessão “Contato”, logo abaixo da sua foto, aparecerá um link chamado “e-mail”. É justamente o seu endereço disponível de forma pública e é ele que aparecerá nos e-mails de notificação de comentário, recebidos pelos autores dos blogs, quando você deixar um recadinho para eles em seus posts. Assim, quem recebeu o seu comentário também terá a chance de responder a sua gentileza, te mandando uma mensagem de agradecimento pelo seu recadinho publicado.

# Eu sei que muita gente não optou por disponibilizar seu e-mail publicamente por medo da exposição no mundo virtual. Sendo assim, a dica que eu dou é de você cadastrar um e-mail que não seja o seu e-mail pessoal, aquele que você tem pavor de ser descoberto pelos indesejados e enlouquecedores spans. Se você não tiver um e-mail que possa fazer esse papel público, crie um, é tão facilzinho. Vale a pena, pois assim você tem a chance de não só receber as respostas dos seus autores blogueiros preferidos, como também te facilitará nas participações dos famosos e aguçadores sorteios dos blogs de patch, bem como permitirá que as pessoas entrem em contato com você, caso elas se interessem pelo seu trabalho. Viu só! É uma ótima oportunidade de se fazer novos clientes! Ulálá!!! Olha aí o “d$nd$n” entrando. (rsrsrs..)

# E se você não tem um “Painel Blogger” para fazer essas alterações, sugiro que você sempre deixe no seu comentário um endereço de e-mail para que a pessoa que receberá seu recadinho também possa entrar em contato com você. Mais um motivo para você ter um segundo endereço eletrônico que não seja o seu pessoal ou particular.

Meninas, isso tudo é para dizer o quanto sou satisfeita de não ser uma “noreply comment” e o quanto isso me ajudou a aumentar a minha lista de contatos na internet. É delicioso postar um comentário na página de alguém e não ter que se preocupar em lembrar em qual post você deixou o comentário para que, futuramente, você possa voltar lá para saber se o autor respondeu ou não a sua mensagem. Nada disso! A resposta chega até você via correio eletrônico. Olha que praticidade! Sem contar que é muito prazeroso também poder retribuir com um e-mail resposta, os comentários publicados em seu post. Eu fico muito triste quando isso não me é possível, pois gosto de agradecer a atenção que as pessoas tiveram ao me deixarem um recadinho.

Pensem nisso...


A campanha está lançada!







E se você também quiser aderir a essa idéia, sinta-se à vontade para colar o selinho acima na sua própria página blogger. Para isso, você deverá copiar o código HTML disposto na caixinha de texto e colá-lo em um "Gadget HTML/Java Script", disponível na sessão "Design" do seu "Painel Blogger". Uma vez colado no seu blog, todas as vezes que o selinho for clicado, a pessoa será direcionada para esse post explicativo.
Não se preocupe! O código do selinho foi TODO feito por mim mesma e não costa nada que não sejam links e endereços do meu próprio blog.

Bjs carinhosos e até a próxima postagem!

10 comentários:

Unknown disse...

Oi Mari!
Já coloquei no meu blog, realmente é muito chato, vc quer responder e não pode, rssss
Obrigada!
beijosss

deise PAES disse...

Oi Mari!!!
Gostei muito do seu blog... quantas cores e tecidos!
Até pouco tempo tinha colocado meu email mas estava errado... só me dei conta porque uma amiga me mandava respostas pelo email e essas nunca apareciam... hahahaha!!! ... é acontece!!!
Beijos! ✿✿✿

deise PAES disse...

Oi Mari!!!
Fiquei tão contente com o seu lindo em letras maiúsculas para meu blog!!!
Não perca tempo não... se aventure mesmo pelo ponto cruz! É uma delícia de fazer!
Eu tenho me aventurado pelo mundo dos patchs... adoro!!! Um dia fico assim como você!!!
Vou ficar com os olhos bem abertos nos teu trabalhos e aprender um pouco! Vou seguir pra não perder nadinha!!! hahahaha
Beijos! Obrigada pelo carinho! ✿✿✿

Unknown disse...

Legal Mari, muita informação, só não faz quem não quer, beijão querida, Nina

deise PAES disse...

Aí que raiva Mari!!!
Vi que você já refez a postagem... eu estou com muita preguiça de escrever tudinho de novo... fala sério!!!
E tem os comentários... poxa coisa chata!
Estou pensando em pegar os comentário que estão no meu email e postá-los junto só de raiva!!!
Até agora acho que somos só nós duas iradas da silva.com.br!!! hahaha
Beijos querida!!! ✿✿✿

Simone disse...

Mari, eu adorei a dica, já fiz no meu blog. Mas agora não sei é como copiar o selinho do teu e colar lá pra que os bons nos sigam, heheee
Me ajuda por favor amiga.
Um bj no coração

Simone disse...

Consegui!!!
Consegui!!!
Obrigada pelas dicas, és especial pra mim.
Um bj

Elianai Lee Maestrello disse...

Oi sou a Lee, por um acaso vc tambem assina Sarah Lee??eu tenho um blog pra homenagear o wentworth Miller e sempre que tento postar um agradecimento a sarah pelos comentarios que faz em meu blog aparece vc, se for vc a msm desde já te agradeço, muito obrigado!! se não for me desculpa!! ok msm assim bjim no seu coração, ah! seu blog é lindo! parabens!!

Fê Almeida disse...

Oi Mari!!!
Adorei a campanha e já colei o selinho no meu blog. obrigada por compartilhar.
Bjs!!!

Anônimo disse...

Olá Mari! Sou do blog Boneca Bonita....:www.boneca-bonita.blogspot.com...gostaria de saber se foi vc que me deixou um comentário ...querendo comprar uma boneca minha...se não foi desculpa! Se foi podemos nos conectar através de e-mail...maira.kris@hotmail.com...assim posso te da mais informaões sobre a compra...ah! estou te seguindo...seu trabalho é lindo...beijos