2 de maio de 2012

Dica: não jogue fora seus retalhos de manta!

Vocês conhecem ou já ouviram falar nisso aqui?



Há muuuuuito eu queria falar com vocês sobre essa fita, mas acabou que as fotos ficaram esquecidas lá nos meus arquivos virtuais. Desculpem-me!
Trata-se de uma fita termocolante em um de seus lados, como se fosse uma entretela beeeeem fininha e feita de um material muito parecido ao tecido usado em camisas de futebol, pela sua consistência, porém beeeeeeem mais fininho.




E para que serve essa fita?
Pois bem!
Ela serve para aproveitar aqueles retalhinhos de manta (de algodão ou acrílica) que sempre sobram quando cortamos a peça para montar o sanduiche dos nossos projetos. Não sei vocês, mas eu morro de pena de jogá-los fora, devido ao preço que se paga pela sua metragem.

E como funciona essa maravilha sem deixar rastros de coisa improvisada ou retalhada?
Vamos às demonstrações, então!

(1) Pegue dois retalhos de manta e certifique-se que um de seus lados esteja bem retinho, para que a junção entre ambos fique o mais harmoniosa possível.



(2) Una os dois retalhos de manta de maneira que o encontro entre ambos fique bem certinho e harmonioso, sem partes salientes ou encimadas.


(3) Corte um pedaço da tal tira termocolante, do tamanho da junção dos retalhos, e coloque-a sobre a fenda que se formou com o encontro dos retalhos de manta. Atente que a parte termocolante da tira deverá estar em contato com a manta.


(4) Passe a ferro, como se estivesse fazendo uma aplicação com termocolante.


(5) Uma vez colada, a tira, por ser bem fininha e flexivel, mal aparecerá na manta e o efeito é como se ambos retalhos se fundissem um no outro, tornando a junção completamente imperceptível no resultado final do seu trabalho.




Eu gosto de fazer esse procedimento dos dois lados da manta, para "amarrar" bem a fenda formada pela junção dos retalhos e, com isso, deixar a nova manta bem resistente.

E pode acreditar, o "remendo" não aparece no trabalho pronto. Eu uso MUITO essa técnica para fazer mug-rugs e almofadas, por exemplo.

Ah! O melhor de tudo é que o rolinho dessa tira custa, em média, 5 dólares apenas e dura bastante, pois acaba que você usa apenas pequenos pedaços por vez. 
Esse produto pode ser encontrado em diversas marcas e em qualquer loja que venda acessórios para patchwork. Vale à pena a aquisição!

Fica aí a minha dica de hoje!

Bjs carinhosos e até a próxima postagem.

23 comentários:

Karen Kessler disse...

Oi Mari!!

Adorei a dica... eu também fico com dó de kogar os retalhos fora... agora é trocer para achar essa fita aqui no Brasil :)


Beijos

Regina disse...

A dica é otimaaa,não conhecia essa fita,não faço muito uso de manta maissss,ja precisei numa situação assim ,emendar ,passei um zig zag bem largo,não fica nenhuma maravilha ,mais fora não vai,o negocio é se vou encontrar essa fita por aqui na minha pqna cidade ,e se encontrar deve custar bem mais que 5 dolares,porque o povo daqui é salgado nos materias de patchwork!!!
bjsss^^

Regiane Artesanatos disse...

Uau!!! Eu não tinha vaga idéia de que isso exixtia, mas já aproveitava meus retalhinhos costurando-os com pontinhos de chuleado.Fica muito bom tbm, mas com o triplo do trabalho e claro, muito mais tempo gasto!
Bjocas

Marta disse...

Muito obrigada pela dica...Mas qual é o nome para procurarmos em algum site americano?....

Marta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marilia Baunilha e Patch disse...

Adorei a dica, Mari. Não creio que vamos encontrar este apetrecho aqui no Brasil, mas acho que podemos improvisar com entretela bem fininha. Vou testar e depois de te conto.

Beijos,

eneida

claudia becker disse...

legal a fita, aqui eu faço do jeito tabajara, antigamente alinhava em ponto largo, agora monto o tamanho que desejo e passo o spray 505 e ja monto no tecido, aí é só quiltar, alias, essa manta daí é o feltro aqui, manta acrilica é sintetica, e o ferro acho que nao ia ser legal para usar termocolante. Ei.... amanha o marido viaja e eu vou por meu mundo virtual em dia, nao perca a fé, rsrsrs. Beijos amiga!

Coisas de Andréa disse...

Oi Mari, adorei a dica! Também não jogo fora meus retalhos, sempre dou um jeitinho de aproveitá-los...
Beijos

Márcia C. disse...

Obrigado pela dica Mari.
Vou procurar este material, também tenho muita pena de colocar fora os pedaços de manta que sobram.


Bjos.

maristela disse...

Que bom que tem uma pessoa bem informada desse lado aí.kkkk.
Acho que nunca vi tal fita aqui, mas agora vou ficar esperta.
Aqui, fazemos a emenda tupiniquim. Fazemos todo o procedimento que você faz só que ao invés de colocarmos a fita, passamos um ponto zig-zag para unir as duas partes. Foi a solução encontrada...
Bjs querida. Avise-nos sempre das novis.

Unknown disse...

Por acaso conhece este material.
Essa fita a ser utilizado desta forma, é uma dica otima.
bjs

De Minas, Uai disse...

Valeu a dica Mari!! sumi pq o computador deu piti..mas você sabe o que eu acho do teu trabalho, né?! Fantastica a maquina de bordar! menina, agora ninguem te segura mais,hehehe
você vem para a feira no Rio?

Izabel Biali disse...

Que dica maravilhosa, eu nunca ouvi falar nesta fita.
Acho que aqui não temos ainda.
Assim se consegue aproveitar todos os retalhos.
Eu não jogo fora, quando tenho muito que não consigo apreveitar , passo para outras pessoas, sempre tem alguém criando coisas.
Um belo final de semana.
Beijos
Izabel

Salete disse...

Oi Mari, ótima dica, obrigada. Abç Salete.

Anônimo disse...

Puxa, Mari, que fita legal, tb morro de pena de jogar pedaços de manta fora, ainda mais que custa caro. Geralmente, picoto e coloco dentro de almofadas ou bonecas (parte da barriga, que não deforma). Nunca vi por essas bandas, mas deve ter nas lojas de Sampa. Boa dica!Bjs e tenha um lindo dia!

maristela disse...

Mari querida, tudo bem por aí?

Adriana disse...

Oi Mari!!
Estou preocupada, mandei email e não tive resposta. Espero que esteja tudo bem. Manda notícias, ok?
Beijos,
Dri

Danielle Teixeira Lopes disse...

Oi minha queridíssima, estava com saudades de vc. Menina que maravilha essa fita, adorei!

Beijos super carinhos

Claudia disse...

Oi Mari,

Está tudo bem contigo?
Estou preocupada, não recebi resposta do email que enviei.

Um abraço bem apertado.

Anônimo disse...

uauuu que bela descoberta, adorei!

Virginia

www.robinquilt.com.br

CRR disse...

Essa fita é muito pratica mesmo...e facilita muito nosso trabalho alem de economizar tempo :)
Tbem gosto muito...bjao pra vc,

Angel Artes disse...

Ou Mari! estou começando agora com o patchwork, e dicas assim são muito preciosas, ontem mesmo eu joguei umas tirinhas fora com o coração apertado rsrs mais elas não davam pra aproveitar da forma como você mostrou, imaginei que poderiam ser útil para enchimento de pequenos trabalhos.
Vou continuar vindo aqui, quero aprender mais coisas.
Bjs

Angel Artes disse...

Ou Mari! estou começando agora com o patchwork, e dicas assim são muito preciosas, ontem mesmo eu joguei umas tirinhas fora com o coração apertado rsrs mais elas não davam pra aproveitar da forma como você mostrou, imaginei que poderiam ser útil para enchimento de pequenos trabalhos.
Vou continuar vindo aqui, quero aprender mais coisas.
Bjs