21 de janeiro de 2011

Você sabe o que são UFOs?

Desde que comecei com a prática do patchwork, há um ano, sempre ouvi falar, tanto nos blogs da vida quanto nos grupinhos virtuais, sobre os inúmeros UFOs que as pessoas precisavam terminar. Como era uma expressão muito popular entre as quilteiras, sempre tive muita vergonha de perguntar o seu significado e, por contas disso, minha dúvida se manteve ao longo desse tempo.



Vai que UFO fosse, tipo assim, o Pedro Alvares Cabral do patchwork ou qualquer outra coisa que todo mundo tem obrigação de saber. Pense comigo! Imagina se, HOJE, eu chegasse para você e perguntasse assim: "Oi, eu estou com uma dúvida, será que você poderia me dizer quem é Pedro Alvares Cabral?". NO MÍNIMO, você me responderia, perguntando primeiro de que planeta eu estava vindo.



E partindo para esse campo lexical de "outros planetas", existia também a possibilidade de UFO estar relacionado a seres extra terrenos, marcianos, sei lá... vai saber. Achei mais prudente, então, manter a minha boca fechada à correr o risco de ser abduzida por um ET rumo à outra Galaxia.
O fato é que, sim, há coisas na vida que é preciso pensar muito bem antes se devemos ou não perguntar para não cometer certas gafes e se arrepender por isso. Ou, pelo menos, esperar um momento oportuno para que a pergunta se faça.
E esse grande dia chegou em minha vida! Ontem, por fim, eu fiquei sabendo o que eram os desconhecidos e misteriosos UFOs. kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... como sou BURRA! Que mané Pedro Alvares Cabral?! ET coisa nenhuma! Que piração! UFOs significa "unfinished objects". Só isso! Me pergunto se realmente ainda existe algum ser que, assim como eu, ainda não sabia disso. Melhor nem saber a resposta...
Bem, como toda quilteira, eu também tenho uma coleção de UFOs na minha casa. Aliás, UFOs são os verdadeiros Gremlins do mundo real e, tal qual os do filme, eles deveriam vir com manual de instrução. Da mesma forma que os simpáticos bichinhos de Hollywood não podiam ser molhados e alimentados depois da meia-noite para não proliferarem e virarem perigosos monstrinhos, seria FUNDAMENTAL avisar que os patch UFOs se proliferam a cada mera navegada na internet pelo mundo dos paninhos ou a qualquer descompromissada visita a uma loja de tecidos. Mas não! Isso ninguém nos diz e aí, minha filha, já era... entramos todas pelo cano. Quando nos damos conta, nossa casa já foi quase que completamente tomada por uma infinidade desses projetinhos que, embora pareçam indefesos, fazem um estrago tremendo na sua limitadíssima área de costura, bem como na sua concorridíssima agenda diária.  E eles ficam ali, só olhando para vc, numa guerra fria das mais cruéis, só esperando quando você vai ter a CORAGEM de assumir a batalha e acabar de uma vez por todas com eles.




Essa semana, então, resolvi baixar o Rambo que existia dentro de mim e venci uma delas! Ai... ai... chego até a suspirar de orgulho.



Comeicei essa colcha no dia 8 de março de 2010, numa aula na Sunflower Quilts. De lá para cá, não conseguia dar cabo do trabalho. Ora era preguiça, ora era ansiedade por começar novos projetos, ora falta de tempo, enfim... muitos motivos me fizeram adiar o término da minha "Casting Shadows" por tanto tempo, mas eu consegui.




(Por favor, desconsiderem o cabo improvisado que sustenta a colcha na parede. Péssimo! As famosas "gambiarras" da minha vida... rsrsrsrsrs...)
Bem, no site da Sunflower , vocês podem encontrar o pattern para fazer essa colcha. A minha, eu quiltei à máquina, usando as técnicas do "quilting na vala da costura", "quilting reto" e, nas bordas superior e inferior, fiz um quilting em forma de argolas.





Essa é, oficialmente, a minha primeira colcha começada e terminada. Digo que é a primeira colcha oficial, porque, aquela de flanela, eu considero apenas um teste inicial, o aquecimento para o "grid de largada", entende?! Como se o grito de "Valendo!", tenha acontecido no momento em que cortei os primeiros patchs da minha "Casting Shadows".
Agora, neném, é encarar os demais UFOs que furtivamente me olham a espera de serem finalizados.
Bjs e até a próxima postagem!

9 comentários:

Lucia Corrêa da Luz disse...

Maravilhoso seu trabalho Mari!!!!
qdo eu crescer eu faço um desses :)
beijocas

Simone disse...

Menina, que coisa mais linda o seu trabalho. Eu ainda não fiz nada tão grande assim, adorei.
Parabéns também pela bela descrição do UFO's, heheehhe
Adoro seu blog e a forma alegre e descontraída com que aborda os assuntos. Mil bjs no coração

Fausta disse...

Mari querida,
Não é surpresa nenhuma para mim esse lindo trabalho que vc fez. Como sempre belíssimo, harmonioso e super caprichado.
Beijos de sua fã n° 1 Fausta

Anônimo disse...

Vc está de parabéns, Mari. O trabalho é muito lindo, moderno e terminar um UFO é uma conquista. Deve ter um gostinho de missão cumprida. Eu tenho vários acumulando na pilha. Parabéns.
Arlette Claussen

Eliana Zerbinatti disse...

Ka ka ka... Você é impagável mesmo!!
Ri muito da sua história com os UFOs. Mas é isso mesmo. Infelizmente eles são muito mais fáceis de serem achados nos armários das quilters que em qualquer outra parte das galáxias.
Ou felizmente. Gosto de pensar que a quantidade de UFOs está relacionada á nossa criatividade até mais que à ansiedade.
Também tenho muitos, alguns que são UFOs mesmo, e outros que prefiro chamar de WIP (Work in Progress).
Certa vez li no editorial de uma revista que UFOs são aqueles trabalhos que desgostamos e que realmente não temos intenção de continuar. Os outros, que estão á espera da nossa boa vontade, são os WIPs.
E até existem swaps de UFOs, onde são trocados e, claro, finalizados. Legal, né?

Roberta Lopes disse...

Amei seu post novo amiga. Ri muito com os UFOS. Bjs

Juliana Campos disse...

Oi Mari, como sempre belíssimo trabalho. Parabéns você se supera.
Beijos mil!

De Minas, Uai disse...

Ficou liinda Mari!
bjos jeanine

Alessandra disse...

,Belíssimo trabalho, vou confessar nem sabia da existencia dos UFOS,agora depois dessa aula eu aprendi. Obrigada
BJs